ESA prepara foguete reutilizável para 2023

ESA prepara foguete reutilizável para 2023
ESA prepara foguete reutilizável para 2023

A ESA, a agência espacial europeia, planeja para 2023 o primeiro voo do Themis, um protótipo de foguete reutilizável nos moldes do Falcon 9, produzido pela empresa americana SpaceX.

+Rony Jabour, o treinador que espalha a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho
+Bitcoin supera US$ 20 mil pela primeira vez na história
+Cobra Kai, Dawson´s Creek e mais: os lançamentos da Netflix de janeiro de 2021

De acordo com a ESA, o programa Themis vai demonstrar a viabilidade econômica deste tipo de foguete, além de prover tecnologias para futuras missões espaciais europeias. O foguete terá 30 metros de altura e 3,50 m de diâmetro.

Com apenas um estágio, poderá levar até 130 toneladas de oxigênio e metano líquidos, que vão servir de combustível para três motores Prometeus, cada um deles com empuxo de até 1.000 kN.

O desenvolvimento inicial do foguete está sob responsabilidade da francesa ArianeGroup, que foi contemplada com um contrato de 33 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões), assinado na última terça-feira (15).

Nesta primeira fase, que conta com a participação de empresas da Bélgica, Suíça e Suécia, a companhia ficará responsável pela preparação para o desenvolvimento das tecnologias de voo e das bancadas de teste.

Back to top